Foi organizada dia 11 de Maio pelo Colectivo dos Estudantes recém diplomados em Turismo uma excursão ao Ilhéu dos Reis em frente ao Porto de Pindjiguiti em Bissau, com o objectivo de conhecer de perto a história e a realidade daquele ilhéu vizinho da Capital Bissau. O evento contou com a participação de mais de três dezenas de jovens estudantes e recém formados em turismo na companha do Ntumbanha da Silva. À saída de Porto de Canoa os excursionistas todos armados de coletes salva-vidas numa embarcação (canoa) à motor estavam animados pelo que lhes esperava no famoso e abandonado Ilhéu dos Reis que outrora serviu de fábrica de óleo de amendoim (mancarra), arroz, sabão e sal. Nesse mesmo ilhéu (facto não confirmado), também foram sepultados Honório Barreto, Primeiro Governador negro da Guiné Portuguesa (nomeado em 13 de março de 1837) e o primeiro (?) Rei papel de Bissau.
Os excursionistas visitaram o ilhéu incluindo a antiga fábrica agora em ruínas e completamente saqueada pelos senegaleses e alguns bissau-guineenses que aproveitam do metal e bronze para serem comercializados.
Na ocasião dessa excursão teve lugar uma Palestra sob tema: Os obstáculos para o desenvolvimento do sector do turismo na Guiné-Bissau, tema orado pelo Valdir da Silva. Na sequência desta o Guiné-Bissau Tour teve oportunidade de ouvir o presidente do Colectivo dos Estudantes e Diplomados agradeceu a todos os que participaram no evento incluindo o orador da palestra pela vontade em ajudar sempre que solicitado. Questionado sobre os motivos da realização da excursão, respondeu dizendo que o encontro foi organizado no quadro do encorajamento dos estudantes e recém-formados para puderem discutir sobre temas ligados ao desenvolvimento do sector. Precisou Jorge Neto dos Santos Cabral o responsável máximo do Colectivo. De salientar que a iniciativa não termina por aqui pois o colectivo organiza eventos culturais na Discoteca Infinito no Antigo QG em Bissau.
Por: Sansau Ntumbanha da Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário