terça-feira, 28 de maio de 2013

PASSEIO TURÍSTICO ACADÉMICO EM QUINHMEL DISCURSO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA


Sua Excelência Secretário de Estado do Ambiente e do Turismo
Sua Excelência Governadora da Região de Biombo
Sua Excelência Director do Horizonte
Sua Excelência Director da TGB
Digníssimos chefes tradicionais e Religiosos
Ilustres Estudantes
Caros Convidados
Meus Senhores e Minhas Senhoras;
Permitam-me agradecer antes de mais, o Governo da Região de Biombo e o Povo de Quinhamel pela simpatia e calorosa recepção. Permitam-me agradecer O Centro de Formação Técnico Profissional ‘’O Horizonte’’ por nos permitir realizar este evento em nome do Estabelecimento. Permitam-me agradecer a Família dos Santos em particular ao Mário dos Santos pelo apoio prestado a Comissão Organizadora. Permitam-me meus senhores, agradecer do fundo do coração e em nome dos estudantes a Missão Católica de Quinhamel em particular as Irmãs pela hospitalidade que nos acordaram.
O turismo se tornou um fenómeno indubitavelmente catalisador da economia, do emprego e das infraestruturas, com as chegadas pela primeira vez de 1. 35 Bilhão dos turistas em 2012 a nível mundial, isto, mostra de facto que o turismo cresceu fortemente apesar dos fracassos verificados nos últimos anos afectados pela crise económica e financeira mundial. A Guiné-Bissau conheceu igualmente um pequeno progresso dos visitantes internacionais de 2008 à 2011 aumentando assim, em 0,21% contra 0,2% do total dos turistas internacionais com tendência ao um aumento significativo em 2013.
Sob lema: ‘’os estudantes em busca de reconhecimento e valorização do turismo,’’ incentivamos directa e indirectamente a prática do turismo doméstico e nacional. Sendo que o nosso objectivo é de criar estratégias capazes de incrementar o fluxo turístico no país quer por iniciativas culturais assim como religiosas em parceria com as entidades competentes não deixando de fora o Governo sendo ele a Autoridade Titular do Turismo no país.

Caros convidados,
Excelências,
Meus senhores e minhas senhoras,
O nosso papel doravante será crucial na dinamização do turismo na Guiné-Bissau esteja onde estivermos o nosso contributo será uma semente lançada num terreno fértil que produzirá frutos incalculáveis. Obter esses frutos não passa se não pela criação de estratégias fortes de uma Comunicação e Promoção Turística capaz de atingir toda a população guineense. É nossa responsabilidade implicar a população local na gestão e na prática das actividades turísticas e hoteleiras sendo que a maior parte das potencialidades turísticas do país reside no interior. É preciso desenvolver o turismo mas também é preciso criar condições adequadas para a sua prática, e isso passa necessariamente pela construção, reconstrução, valorização dos locais e patrimónios abandonados, pela construção de postos de saúde e segurança pela construção de infraestruturas rodoviárias e portuárias nas zonas alvos do desenvolvimento turístico. 
As mudanças climáticas e o aquecimento do Globo são motivos de preocupação das Autoridades Mundiais por isso, e com a ameaça forte que enfrenta o ambiente natural as medidas de conservação da natureza devem merecer a nossa máxima atenção desde que optemos pelo desenvolvimento de um turismo ecológico mais equilibrado garantindo assim a sustentabilidade do mesmo para as gerações vindouras.   
Caros convidados,
Excelências,
Ilustres estudantes,
É nosso dever empenharmo-nos na luta pela incrementação do turismo no país respeitando as normas e as leis vigentes no nosso território mas também, aplicar aquilo que aprendemos na formação mostrando a nossa capacidade em quanto profissionais da área não permitindo em nenhum dos momentos sermos conspurcados, seja pelos nossos colegas seja pelos nossos superiores hierárquicos, agindo assim, o mundo estará nas nossas mãos podendo transformá-lo num mundo conveniente sem ódio, sem vinganças, sem guerras, sem discriminação étnico racial e social convergindo com todas as pessoas proporcionando uma coesão com as diferentes culturas. É para isso que fazemos o turismo sendo ele o promotor de paz e da estabilidade, a Guiné-Bissau tanto precisa e merece uma paz verdadeira, uma paz inculcada na mente de todos.
Para terminar gostaria de juntar a minha humilde voz com a de todos os cidadãos gritando viva a PAZ, viva a DEMOCRACIA, viva a LIBERDADE e DIREITO dos CIDADÃOS e viva o DESENVOLVIMENTO.
Obrigado a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário