quarta-feira, 10 de julho de 2013

MINHA CARTA: ESTA CARTA!


A minha carta
E
screvi uma carta sem saber o que queria escrever mas escrevi-a com uma intenção (quero escrever) sem justificação prévia. Escrevi, suprimi e voltei a escrever de novo, a mesma carta estava sem título, sem organização, nem direcção tinha. A minha carta queria dizer algo mas não disse-o apenas tinha letras, conjuntos de palavras com frases distorcidas. Pensei em respeitar as regras ortográficas observando igualmente os preceitos literais; nada disso aconteceu. Pensei, levantei-me sem saber o que fazer estava confuso comigo mesmo e com o teor da minha carta. Lembrei-me dos sofistas que ensinavam de cidade em cidade na antiga Grécia tentando persuadir o povo com suas teorias ilusionarias, mas não os procurei, entretanto, chamei o Sócrates para ver o que escrevi, rejeitou-me sem pilha de palavras, voltei-me ao lado oposto da cidade encontrei outro filosofo o Platão, este esquivou-se de lado nem se quer parou para ver ou ouvir-me. Oh…suspirei de tão cansado que eu estava, curvei-me à terra sentei-me com as cabeças entre os joelhos. Chorava porque fui rejeitado pelos Grandes pensadores, um outro (discípulo do Platão) me viu ao passar veio até a mim segurou-me pela mão perguntou-me com toda atenção porque chorava. Eu, simplesmente lhe respondi: ‘’escrevi uma carta pedi aos dois grandes sábios e pensadores que me mostrassem como escrever corretamente e eles me rejeitaram nem palavras me dirigiram.’’ Aristóteles me disse: ‘’a importância do saber não se encontra no que vimos e em que vimos, encontra-se naquilo que afincamos (desejamos), pois o saber é relativo ninguém detém toda a verdade do mundo.’’  
De facto, a minha carta não respeitava os padrões da literatura muito menos da ortografia mas tinha algo de importante que nem eu percebia ou via. A minha carta tinha um objectivo o único, um recado a mim mesmo pois só depois de revê-la de novo entendi que ‘’na vida tudo aprende-se mesmo com o saber em mente, o homem não é nada senão o fruto duma aprendizagem humilde reconhecendo que nada pode ou sabe se não depender do nada.’’
Simplesmente, Valdir da Silva


domingo, 30 de junho de 2013

TURISMO EM BIOMBO: MAIS UM ATRACTIVO DA REGIÃO DE BIOMBO A ESTÁTUA DE SÃO PEDRO PESCADOR NO PORTO DE PESCADORES EM BISSA (QUINHAMEL)


Foi organizada ontem em Quinhamel Região de Biombo a Marcha da Fé pelas Paróquias São Carlos Lwanga e São Benedito Africano de Blom (Biombo). A partida de Quinhamel para Bissau (Capital do Regulado de Tôr) começou às 07:40 com as palavras do Pároco de Quinhamel, Padre Michael Daniels acompanhado pelo seu confrade Pier Giani e as irmãs Religiosas do CIM.
O dia começou com o sol no nascente raiando uma claridade fervorosa aos marchantes. Com a presença de mais de 200 pessoas começando em Quinhamel outros foram se juntando ao longo da Caminhada com a presença do Administrador do Sector  além das Comunidades do Colonato, Ilondé, Bigimita, Cufongó, os de Cudjogrô, Clandé, Bucomul e Plack juntaram-se ao grupo no caminho.
O clima e a expectativa dos caminhantes eram tão grande, animados pelos músicos Fidjus de Terra (Principe Vado e Ti) e do famoso Anastácio de Djens. Um evento especial que juntou não só os religiosos mas também outras confissões religiosas como tradicionais e muçulmanos. O grupo fez uma parada depois de Quinhamel em Clandé onde foi dramatizada pelos paroquianos a vida de São Carlos Lwanga. Outra paragem aconteceu em Pandim em que também a Comunidade de Bigimita falou da vida e obra do Santo Agostinho, já em Bucomul a Comunidade de Colonato falou da Santa Bakita e em Plack da Santa Josefina e Santa Joana Mártires da fé.
Depois destas paragens os caminhantes seguiram à frente passando a bolanha de Plack em coro numa canção jubilar tendo atravessado a ponte juntou-se o grupo na casa do Régulo Jorge Cá de 42 anos de idade, um dos três que sucedem-se queixando pelo direito ao trono. Fez um brilhante discurso aos caminheiros da fé e sem hesitar pediu aos participantes na marcha para rezarem pela chuva e pela PAZ confiante na fé dos que ali estavam presentes. Ofereceu depois um porco ao grupo como sinal de hospitalidade e solidariedade. No centro do Reino de Tôr o grupo de Quinhamel se encontrou com o outro de Blom e seguiram para o Jardim Zé Sá de Bissa lugar onde já se encontravam os escuteiros e CVAV (valentes) à espera da Missa solene que depois seria seguida da bênção e entronização da estátua do São Pedro Pescador no porto dos pescadores em Bissa.
Na presença dos Régulos e anciões Tôr, as irmãs de Biombo, iniciou a Missa solene ministrada pelo Pároco de Quinhamel, Padres Michael Daniels na companhia dos outros cocelebrantes Pier Giani, Padre Ernesto Bicego (Pároco de Blom), Padre Giorgio Dalla Barba, e Frei Jorge Nmbana ambos da Missão de Blom em Biombo. A missa estava sendo animada pelos dois corais que cantavam bem e a menos de dez minutos depois caiu a chuva obrigando os incautos a se refugiarem nas varandas do Jardim sem impedir a continuidade da celebração.
Depois da celebração eucarística seguiu-se todos para o último e mais esperado momento da actividade, a bênção e entronização da Estátua de São Pedro Pescador pelo Padre Michael e outros. Na sequência disto regressou o grupo para o Centro onde foi animado pelos músicos e com as danças do Carlitos e mano Djodji. Às cinco horas local a cerimónia encerou e todos voltaram para as suas proveniências.




quarta-feira, 5 de junho de 2013

FALCECIDO DE PÉ!


FALECIDO DE PÉ!
Os tempos foram mas continuas alí firme
Continuas firme, mesmo tendo vários nomes
EM tempos eras do 'Estado' depois do ningúem sabe
Outro tempo foste de Bissau mas ninguem ao certo reclama
Um outro tempo foste fornicada vendida ou 'prostituida
Ora ora... agora chegaste, paraste nas mãos do 'poderoso'da Líbia
Hoje onde estás com quem estás vendida ou fodida?
És ainda o Líbia Hotel ou Sheraton ou Hoti Bissau Hotel?
És quem na verdade?
Quem sabe quem és?
Que o nosso Estado responda e tome medidas ou eras ou és (...)

terça-feira, 28 de maio de 2013

PASSEIO TURÍSTICO ACADÉMICO EM QUINHMEL DISCURSO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA


Sua Excelência Secretário de Estado do Ambiente e do Turismo
Sua Excelência Governadora da Região de Biombo
Sua Excelência Director do Horizonte
Sua Excelência Director da TGB
Digníssimos chefes tradicionais e Religiosos
Ilustres Estudantes
Caros Convidados
Meus Senhores e Minhas Senhoras;
Permitam-me agradecer antes de mais, o Governo da Região de Biombo e o Povo de Quinhamel pela simpatia e calorosa recepção. Permitam-me agradecer O Centro de Formação Técnico Profissional ‘’O Horizonte’’ por nos permitir realizar este evento em nome do Estabelecimento. Permitam-me agradecer a Família dos Santos em particular ao Mário dos Santos pelo apoio prestado a Comissão Organizadora. Permitam-me meus senhores, agradecer do fundo do coração e em nome dos estudantes a Missão Católica de Quinhamel em particular as Irmãs pela hospitalidade que nos acordaram.
O turismo se tornou um fenómeno indubitavelmente catalisador da economia, do emprego e das infraestruturas, com as chegadas pela primeira vez de 1. 35 Bilhão dos turistas em 2012 a nível mundial, isto, mostra de facto que o turismo cresceu fortemente apesar dos fracassos verificados nos últimos anos afectados pela crise económica e financeira mundial. A Guiné-Bissau conheceu igualmente um pequeno progresso dos visitantes internacionais de 2008 à 2011 aumentando assim, em 0,21% contra 0,2% do total dos turistas internacionais com tendência ao um aumento significativo em 2013.
Sob lema: ‘’os estudantes em busca de reconhecimento e valorização do turismo,’’ incentivamos directa e indirectamente a prática do turismo doméstico e nacional. Sendo que o nosso objectivo é de criar estratégias capazes de incrementar o fluxo turístico no país quer por iniciativas culturais assim como religiosas em parceria com as entidades competentes não deixando de fora o Governo sendo ele a Autoridade Titular do Turismo no país.

Caros convidados,
Excelências,
Meus senhores e minhas senhoras,
O nosso papel doravante será crucial na dinamização do turismo na Guiné-Bissau esteja onde estivermos o nosso contributo será uma semente lançada num terreno fértil que produzirá frutos incalculáveis. Obter esses frutos não passa se não pela criação de estratégias fortes de uma Comunicação e Promoção Turística capaz de atingir toda a população guineense. É nossa responsabilidade implicar a população local na gestão e na prática das actividades turísticas e hoteleiras sendo que a maior parte das potencialidades turísticas do país reside no interior. É preciso desenvolver o turismo mas também é preciso criar condições adequadas para a sua prática, e isso passa necessariamente pela construção, reconstrução, valorização dos locais e patrimónios abandonados, pela construção de postos de saúde e segurança pela construção de infraestruturas rodoviárias e portuárias nas zonas alvos do desenvolvimento turístico. 
As mudanças climáticas e o aquecimento do Globo são motivos de preocupação das Autoridades Mundiais por isso, e com a ameaça forte que enfrenta o ambiente natural as medidas de conservação da natureza devem merecer a nossa máxima atenção desde que optemos pelo desenvolvimento de um turismo ecológico mais equilibrado garantindo assim a sustentabilidade do mesmo para as gerações vindouras.   
Caros convidados,
Excelências,
Ilustres estudantes,
É nosso dever empenharmo-nos na luta pela incrementação do turismo no país respeitando as normas e as leis vigentes no nosso território mas também, aplicar aquilo que aprendemos na formação mostrando a nossa capacidade em quanto profissionais da área não permitindo em nenhum dos momentos sermos conspurcados, seja pelos nossos colegas seja pelos nossos superiores hierárquicos, agindo assim, o mundo estará nas nossas mãos podendo transformá-lo num mundo conveniente sem ódio, sem vinganças, sem guerras, sem discriminação étnico racial e social convergindo com todas as pessoas proporcionando uma coesão com as diferentes culturas. É para isso que fazemos o turismo sendo ele o promotor de paz e da estabilidade, a Guiné-Bissau tanto precisa e merece uma paz verdadeira, uma paz inculcada na mente de todos.
Para terminar gostaria de juntar a minha humilde voz com a de todos os cidadãos gritando viva a PAZ, viva a DEMOCRACIA, viva a LIBERDADE e DIREITO dos CIDADÃOS e viva o DESENVOLVIMENTO.
Obrigado a todos!
A caminho do Centro de Quinhamel













UM EVENTO QUE ULTRAPASSOU AS ESPECTATIVAS!

Dr. Imelson da Costa Vaz
O evento organizado de 24 a 26 de maio em Quinhamel pelo Valqueztour Eventos foi um sucesso as garantias foi do presidente da Comissão Organizador, o mentor da iniciativa e do Director do Centro de Formação Técnico Profissional ''O Horizonte'', Dr. Imelson da Costa Vaz a quando da cerimonia do encerramento domingo na casa branca no bairro de Cabo-verde (Quinhamel).

Vladimir Tidjane Sano, Admnistrador de Sector
Falando ao grupo dos estudantes e aos membros da Direccao da Escola e do Administrador do Sector o DG encorajou a Comissão Organizadora do evento e todos os estudantes presentes no acto. De salientar que não so os estudantes do turismo tomaram parte no referido evento mas também os de Contabilidade, Administração, Secretariado, Autarquias Locais. Todos estes se mostraram satisfeitos com a forma como decorreu o evento, sem incidentes, queixas nem por parte das autoridades locais nem por parte dos missionários franciscanos de Quinhamel que foram solidários com os estudantes concedendo-lhes o alojamento para os três dias que estiveram em na Vila de Mel.
No acto do encerramento o Administrador do Sector mostrou a sua satisfação em os estudantes terem escolhido a sua jurisdição para realizar o evento e garantiu que estará disponível pra apoiar incondicionalmente todas as iniciativas do géneros no futuro em quanto autoridade local.

terça-feira, 21 de maio de 2013

PASSEIO ACADÉMICA EM QUINHAMEL!

Sob o lema: ''Os Estudantes em Busca de Reconhecimento e Valorização do Turismo'', a Comissão Organizadora do Passeio Turístico Académico em Quinhamel do Centro de Formação Técnico Profissional ''o Horizonte''organiza em parceria e sob patrocínio do deste Centro de 24 à 26 do corrente um passeio turistico nesta Vila da Região de Biombo com o objectivo de inteirar-se no terreno das actividades turísticas e hoteleiras.
O evento contará com aparticipação da Turma do primeiro ano do Turismo e de outras turmas incluindo estudantes doutros Estabelecimentos de Ensino Privado.
Para mais detalhes siga o programa das actividades em baixo:
PROGRAMA
Dia 24 de Maio
06h: 45 – Concentração no Horizonte
07h: 00 – Partida para Quinhamel
08h: 00 – Chegada e instalação
08h: 45 – Abertura com os discursos:
Ø  Do Presidente da Comissão Organizadora
  Do Director do Centro
Ø  Da Governadora da Região de Biombo
Ø  E, do Secretário de Estado do Ambiente e do Turismo.
09h: 30 – Palestra sobre ’A Importância do Turismo e a sua relação com Hotelaria’’
     Moderador: Dr. Mamadu Turé
Orador: Dr. Fernando Ié  
 10h: 30 – Pausa café
10h: 45 – Discussão
11h: 30 – Encerramento da palestra
12h: 30 – Tempo livre
13h: 30 – Almoço
13h: 50 – Repouso
15h: 30 – Visita à Biombo
18h: 00 – Regresso à Quinhamel
20h: 30 – Jantar
21h: 00 – Sarau Cultural (Recitas de poesias, playback, Sketch, e dança house)
23h: 30 – Descanso e Fim da actividade

Dia 25 de Maio
07h: 00 – levantar e ginástica matinal
08h: 30 – pequeno-almoço
09h: 30 – Palestra sob tema: ‘’África Contemporânea Versus: História e Pensamentos Africanos’’
  Moderadora: Dra. Jucélia Cassamá  
  Orador: Dr. Joaquim Agostinho da Silva
 ‘
10h: 30 – Pausa café
10h: 45 – Discussão
11h: 45 – Encerramento
12h: 30 – Tempo livre
13h: 30 – Almoço 
14h: 30 – Repouso
15h: 30 – Preparação para Jogo com os jovens de Quinhamel
16h: 00 – Jogo amigável com os jovens de Quinhamel
17h: 30 – Fim do jogo
18h: 15 – Toilette
 20h: 30 – Jantar
21h: 15 – ‘’Djumbai’’ com os jovens de Quinhamel
23h: 30 – Descanso

Dia 26 de Maio
07h: 00 – Levantar e ginástica matinal
08h:30 – Pequeno-almoço
09h: 00 – Visita a cidade de Quinhamel
13h: 30 – Almoço
18h: 00 – Regresso a Bissau

Encerramento e FIM do PASSEIO 

domingo, 19 de maio de 2013

ALGURES EM JOÃO LANDIM VAGUENDO COM A PAISAGEM!





JORNADA DE REFLEXÃO SOBRE TURISMO E INTERACTIVIDADE!

Foi realizado no dia 18 de Maio no Centro Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis em Cumura pelas das 08 às 12 horas a Jornada de Reflexão sob tema ''Turismo e Interactividade''. O evento contou com a participação  de mais de 5 dezenas de estudantes de turismo e membros do CRATUVIA e com a participação honrosa do seu Presidente, Leonel Miguel Pereira. Durante a sessão os estudantes debateram temas sobre o Associativismo e Turismo, na primeira sessão dirigida pelo Secretário Executivo do Forum Nacional da Juventude e População, Silvino Mendonça, falou os participantes do papel dos jovens na Associação e também dos estímulos, das vantagens e razão do abandono de certos mebros na associação. A segunda parte foi abordada os temas ligados ao turismo como ''O papel da fotografia na actividade turistica'', ''a importancia do turismo na economia local'', a necessidade do desenvolvimento do turismo interno'' entre outros, todos estes dirigido pelo Valdir da Silva, professor do turismo e coordenador das actividades do CRATUVIA. Após o encerramento da discussão os Cratuvenses terminaram a Jornada com a visita ao Hospital do Mal de Hansen e Aldeia dos Leprosos em Cumura. Na visita este Estabelecimento Hoespitaleiro o Administrador falou aos estudantes da fundação do hospital e do seu funcionamento.
O referiado local é um ponto estratégico de atracção turística local (abriga a antiga Capela dos primeiros Missionários Franciscanos italianos na Região de Biombo) sem contar com a própria Missão Católica e a Baixa da Cumura Papel que também serve de atractivo turístico local.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

GUINÉ CONACRI SERÁ O MAIOR DESTINO TURÍSTICO DA ÁFRICA. DIZ O MINISTRO DO TURISMO!

Hoje durante entrevista na Radio Televisão da Guiné o Ministro do Turismo afirmou: ''faremos da Guiné o maoir destino turístico da África.'' Precisou o Ministro Loncény Camara.
Se a Guiné Conacri será o maior destino turistico da África a Guiné seu vizinho será um dos maiores do mundo se os golpes de estado foram abolidos do país, não há nada que impede a GB de ser um importante pólo turístico a nível da África e do mundo. ''Si djintis seta nô pudi.''

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O MEU ANIVERSÁRIO!


O que o homem procura na vida é ser feliz já que todos têm o capricho que é estimulado pelo instinto humano. O egoísmo é a característica de todo o Ser Humano, mas a compreensão é que faz de muitos, um Ser especial com qualidades de amar, de perdoar, de dialogar, de simpatizar, de esquecer os maus momentos da vida e de simpatizar com tudo e todos. Na verdade todo o homem é pecador todos cometemos erros injustamente, consciente ou inconscientemente. Eu sou HOMEM como todos os outros sou pecador como todos os outros, igual aos Papas, igual a ‘’Virgem’’ Maria e igual a todos os maiores ídolos de todos os tempos.
Nasceu precisamente num Domingo, dia 18 de Janeiro de 1981 estava frio mas também estava um amor de filho um filho que viria a ser ‘’bulidur’’, um filho que cresceu e deixou de ser criança, tornou adolescente, fez igualmente coisas horríveis ma o tempo passou este filho se tornou jovem com pouca responsabilidade e continuou fazendo coisas; tempos passaram e este jovem se tornou jovem-homem que hoje completou 32 ANOS de vida, não morreu apesar de ter provado e aprovado a morte por 3 vezes, a primeira com uma AK47 apontada a cabeça, a segunda com uma terrível dor que quase o levava de volta para a Terra de ‘’nô donas’’, sobreviveu a terceira e última foi uma invasão misteriosa de seres invisíveis num quarto sozinho enforcado e sufocado mas conseguiu mais uma vez sobreviver. Graças ao AMOR do Deus Pai.
 Este HOMEM que hoje partilha com quase o mundo inteiro ideias fantásticas pela Internet criando novos círculos de amizade, acreditando num futuro melhor do mundo e do seu país… fazendo coisas inéditas na sua sociedade construindo e ajudando jovens e adultos a serem pessoas com visão positiva, acreditando num futuro melhor que fará bem a todos eles e a sociedade em geral. Sim, este HOMEM é criticado porque usa a ‘’súmbia’’ de Cabral, é ameaçado e é insultado injustamente. Este HOMEM acredita no seu país e nas pessoas honestas e generosas, pessoas competentes e dinâmicas com vontade e orgulho da Pátria de Cabral. Este HOMEM acredita em todos os bons filhos da Guiné-Bissau e que o bem desta Nação.
Parabéns ao Valdir da Silva (NTUMBANHA)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SER FORMADO NAO É SÓ TER DIPLOMA OU DIZER NA BOCA É MOSTRA AQUILO QUE POSSO FAZER!!!


Tem pessoas que foram a escola desde infancia cresceram e entraram nas Universidades se formaram até têm seus DIPLOMAS, mas muitas dessas pessoas nao sabem porque se formaram e nem sabem valorizar as suas formaçoes, sao pessoas pessimistas sem motivaçao e sem noçao de trabalho evolutivo pensam em coisas pequenas e nos obstáculos têm medo de mostrar ou por em prática o que aprenderam mas no entanto falam-se de PROJECTOS... tenho este e aquele projecto (...) sim, pensam em trabalhar mas nao sabem como trabalhar nem noçao do trabalho em grupos têm porque o preconceito e o grau de inferioridade lhes domina a mente.
Dizer isto nao significa se gabar ou autoelogiar, significa estar revoltado com mesquinhez e infantilidade. É claro que para conseguir grande coisa temos que pensar em grande coisa começando em empreender pequenas iniciativas, mas poucas pessoas sabem isso.
Como posso ensinar os outros a sererm fortes se eu nao o sou?
Como posso conquistar algo se nao tenho sentido de conquista ou da vitória?
Como posso motivar os outros se eu mesmo nao me motivo?
Enfim, como posso dizer que sou DIPLOMADO se nao sei transmitir aquilo que aprendi na Faculdade?
De facto todo o mundo se emociona mas emocionar-se demasiado com factos que os outros dizem ou fazem é sinónimo de preguiça mental e incompetencia.  Todos nós nos formamos para mostrar aquilo que reaalmente sabemos ou podemos fazer, isto nao depende de ser DIPLOMADO ou nao mas depende do DINAMISMO, de VONTADE de fazer algo e da INTELIGENCIA, claro.
Me formei em Gestao do Turismo porque o amo, claro que podia ter feito outro curso e vou fazer outros... mas aquilo que aprendi vou por em prática com orgulho e dedicaçao.

Valdir da Silva

domingo, 13 de janeiro de 2013

APRENDA A AMAR E A CONHECER MELHOR O TURISMO: PARA COMPREENDER A IMPORTANCIA DO TURISMO E A SUA TRANSVERSALIDADE OS ESTUDANTES DO TURISMO DEFINIRAM UMAS PALAVRAS PODENDO ASSOCIAR O TURISMO COM ELAS. DEFINIRAM SEGUNDO AS SUAS PRÓPRIAS IDEIAS AS PALAVRAS QUE COMBINAM COM O TURISMO!

Etevão Indeque (Amigo Natureza)

Fatumata Binta P. Embaló (amiga Unanimidade)

Herculano Nhaga (Amigo Sonho)

Isabel Insigué 

David da Silva (amigo Sossego)

Carmen Sana Na Nbana (Amiga Viajar)

Ansu Sonco (Amigo Serenidade)

Ludivina S. da Gama (Amiga Palavra)

Mariama Baldé (amiga Aventura)

Mudinho da Silva (amigo Voar)

Marta Robna (amiga Alimentação)

Nelito Silva Monteiro (amigo felicidade)

Cidate Camara (amigo Saudade)

Sene Cruman (amiga Mistério)

Silvino G. da Costa (amigo Sociedade)

Vésporo Ntumba (amigo Simplicidade)

Andria Camiloda Silva (amiga Solidariedade)

Irina Gomes Vilela (amiga Amar)

Ana Pires (amiga ...)

Cândida Gomes Sá (amiga Acomodar)

Adicelma Nassatú Camará (amiga Amizade)

Leopoldina Có (amiga Navegar)

Rosalina Ione Figueiredo (amiga Ecologia)