domingo, 30 de junho de 2013

TURISMO EM BIOMBO: MAIS UM ATRACTIVO DA REGIÃO DE BIOMBO A ESTÁTUA DE SÃO PEDRO PESCADOR NO PORTO DE PESCADORES EM BISSA (QUINHAMEL)


Foi organizada ontem em Quinhamel Região de Biombo a Marcha da Fé pelas Paróquias São Carlos Lwanga e São Benedito Africano de Blom (Biombo). A partida de Quinhamel para Bissau (Capital do Regulado de Tôr) começou às 07:40 com as palavras do Pároco de Quinhamel, Padre Michael Daniels acompanhado pelo seu confrade Pier Giani e as irmãs Religiosas do CIM.
O dia começou com o sol no nascente raiando uma claridade fervorosa aos marchantes. Com a presença de mais de 200 pessoas começando em Quinhamel outros foram se juntando ao longo da Caminhada com a presença do Administrador do Sector  além das Comunidades do Colonato, Ilondé, Bigimita, Cufongó, os de Cudjogrô, Clandé, Bucomul e Plack juntaram-se ao grupo no caminho.
O clima e a expectativa dos caminhantes eram tão grande, animados pelos músicos Fidjus de Terra (Principe Vado e Ti) e do famoso Anastácio de Djens. Um evento especial que juntou não só os religiosos mas também outras confissões religiosas como tradicionais e muçulmanos. O grupo fez uma parada depois de Quinhamel em Clandé onde foi dramatizada pelos paroquianos a vida de São Carlos Lwanga. Outra paragem aconteceu em Pandim em que também a Comunidade de Bigimita falou da vida e obra do Santo Agostinho, já em Bucomul a Comunidade de Colonato falou da Santa Bakita e em Plack da Santa Josefina e Santa Joana Mártires da fé.
Depois destas paragens os caminhantes seguiram à frente passando a bolanha de Plack em coro numa canção jubilar tendo atravessado a ponte juntou-se o grupo na casa do Régulo Jorge Cá de 42 anos de idade, um dos três que sucedem-se queixando pelo direito ao trono. Fez um brilhante discurso aos caminheiros da fé e sem hesitar pediu aos participantes na marcha para rezarem pela chuva e pela PAZ confiante na fé dos que ali estavam presentes. Ofereceu depois um porco ao grupo como sinal de hospitalidade e solidariedade. No centro do Reino de Tôr o grupo de Quinhamel se encontrou com o outro de Blom e seguiram para o Jardim Zé Sá de Bissa lugar onde já se encontravam os escuteiros e CVAV (valentes) à espera da Missa solene que depois seria seguida da bênção e entronização da estátua do São Pedro Pescador no porto dos pescadores em Bissa.
Na presença dos Régulos e anciões Tôr, as irmãs de Biombo, iniciou a Missa solene ministrada pelo Pároco de Quinhamel, Padres Michael Daniels na companhia dos outros cocelebrantes Pier Giani, Padre Ernesto Bicego (Pároco de Blom), Padre Giorgio Dalla Barba, e Frei Jorge Nmbana ambos da Missão de Blom em Biombo. A missa estava sendo animada pelos dois corais que cantavam bem e a menos de dez minutos depois caiu a chuva obrigando os incautos a se refugiarem nas varandas do Jardim sem impedir a continuidade da celebração.
Depois da celebração eucarística seguiu-se todos para o último e mais esperado momento da actividade, a bênção e entronização da Estátua de São Pedro Pescador pelo Padre Michael e outros. Na sequência disto regressou o grupo para o Centro onde foi animado pelos músicos e com as danças do Carlitos e mano Djodji. Às cinco horas local a cerimónia encerou e todos voltaram para as suas proveniências.




quarta-feira, 5 de junho de 2013

FALCECIDO DE PÉ!


FALECIDO DE PÉ!
Os tempos foram mas continuas alí firme
Continuas firme, mesmo tendo vários nomes
EM tempos eras do 'Estado' depois do ningúem sabe
Outro tempo foste de Bissau mas ninguem ao certo reclama
Um outro tempo foste fornicada vendida ou 'prostituida
Ora ora... agora chegaste, paraste nas mãos do 'poderoso'da Líbia
Hoje onde estás com quem estás vendida ou fodida?
És ainda o Líbia Hotel ou Sheraton ou Hoti Bissau Hotel?
És quem na verdade?
Quem sabe quem és?
Que o nosso Estado responda e tome medidas ou eras ou és (...)